sábado, 25 de junho de 2011

Juma Durski da Rádio Rock do Juma



Juma Durski da Rádio Rock do Juma
                                                           Por Andrea Cristina Lopes


Quando pensei em começar um blog, sinceramente pensei em divulgar meus trabalhos, meus sonhos, meu amor pela escrita. E por um bom tempo foi assim, mas como o aprendizado se dá a todo momento, e vem de todos os lados, trato logo de absorver o que se me apresenta. Isso vem a confirmar meus conceitos, minhas ideias e meus ideais. Porém divulgar meus próprios textos, minhas parcas escritas se tornou meio que sem sentido, pelo caminho.

Nada me satisfaz mais do que receber um comentário em um post feito, seja no Face Book, Orkut ou no Blog, sobre algo que eu tenha escrito ou divulgado e com isso eu percebi que sinto-me bem, não exatamente pelo comentário em si, mas por que se comprova meu compromisso com o amor ao próximo e com o ato de levar alguma mensagem que propague o amor, a força interior, a amizade que, nesses tempos que vivemos vem de todas as formas e a mais moderna é a virtual.

Nesse sentido foi que percebi, ao disponibilizar mais do meu tempo, ao dedicar-me mais em conhecer meus semelhantes que tantos, assim como eu, já estão muito mais avançados e descobriram esse caminho bem mais cedo.

Refiro-me a uma pessoa em especial. Um internauta, blogueiro, rockeiro e poeta, que dedica quase que integralmente seu tempo para a manutenção de sua Rádio na internet... E, no blog faz postagens basicamente direcionadas ao conteúdo de Rock, porém, intercala sinceras homenagens a amigos e situações vivenciadas no seu dia a dia. Relacionados à família, à sua concepção de cidadão que feito fera, questiona acerca do que lhe rodeia.

Trata-se de uma pessoa séria, não no sentido de carrancudo ou sisudo, isso ele não é mesmo. Mas na determinação com que age para disseminar suas ideias e levar ao próximo a sua mensagem.

Quando pedi-lhe um texto que seria ponto de partida para essa minha simples postagem, disse-me que infelizmente não tinha e indicou-me o texto abaixo, que coloco conteúdo na íntegra para que ao longo desse escrito, saibam a quem me refiro. Não “quem” nome mas quem pessoa e ser humano que merece ser destacado, pois se esmera em fazer destaque daqueles a quem ama ou admira.





JUMA DURSKI........"O DESPADRONIZADO" *****
                                                             Por Juma Durski

 Aqui em minha cidade, muitas pessoas não tem credibilidade em mim! Apesar de ser honesto, filho de pioneiros, muitos não me levam a sério!

Sabem porque? Porque após os 50, as pessoas estão acostumadas a ver o padrão: Homens sisudos, de camisa branca, calça de linho, óculos grossos e pretos, sapatos de bico fino, barriguinha saltada, rsss. Eu odeio isso !

Homens que só falam da economia, das fofocas da cidade, e que são puxa-sacos dos ricos.
Eu odeio isso!

Homens que vão à missa, e após ela, já formam uma rodinha para falar mal dos outros, falar dos adversários políticos. Eu odeio isso ! Há, até quem diga que sou sociopata. Nossa, fiquei preocupado! 

Vou começar a seguir os padrões !

Mas sabem quais padrões? OS MEUS ** :

Vou continuar amando Rock 'N' Roll, vou continuar falando com Deus aqui em minha casa mesmo, vou continuar sendo visto com olhos tortos pela sociedade, sim, mas vou continuar como sou:
Alegre, feliz e satisfeito,
pois bem após os cinquenta,
não ter as rugas, mágoas e padrões  de alguns de quarenta......
e o Rock 'N' Roll? Ele me aguenta*****

"Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho". (Mahatma Gandhi)
Juma Durski



Ao reler esse texto, pois já o havia lido antes, tive ainda maior certeza da minha falta de padrões, se isso ai exposto for falta de padrões... Também não concordo com muitas coisas que se apregoa por ai afora em nome dos “Padrões da Sociedade”.

Em minha humilde concepção muitas dessas coisas que Juma, cita como estando “fora dos padrões” segundo a sociedade, é na verdade, falta de ética, de moral, de amor ao próximo e a si mesmo, pois não sei como alguém pode julgar um seu semelhante pela maneira como se veste, pela maneira como vive ou como se comporta no seu cotidiano. Ninguém tem que seguir os moldes de ninguém, tem sim que se adequar naquilo que lhe faz bem, principalmente se isso promover o bem de mais alguém. Comportar-se como a maioria quer, não garante caráter e nem integridade de ninguém, aquilo que está dentro da alma e do coração, só é conhecido por Aquele que nos criou. Nós mesmos desconhecemos às vezes a força que temos.

Navegando pelo blog do Juma, encontrei uma outra matéria que ao meu ver deve ser destacada como esse bem que ele, com sua Rádio Blog promove.

Destaco a matéria, também na íntegra, onde Juma escreve, e humildemente se diz não saber escrever... Sabe sim, e sabe mais, ele sabe de gente, sabe de pureza, sabe de amor... E mais uma vez comprova isso com o post abaixo. Sem mencionar, que eu mesma já tive espaço no seu blog por três vezes e pasmem, sem fazer nada para merecer isso. Daí, minha admiração por essa pessoa que não poupa tempo para levar sua mensagem de paz e bem. Segue mais um dos posts do nosso amigo Juma.




.....NÉIA ......LUIZ.......E .....ELSA *****
                                              Por Juma Durski

Penso que expressar sentimentos através da escrita é algo místico. Algo que flui em momentos de inspiração, de estados de consciência alterados, como se estivéssemos em sintonia com Deus.

As palavras fluem como uma leve e doce brisa de dentro de nós.
Ficamos compenetrados e em sintonia com a pureza que temos na alma, no coração, e principalmente com a consciência tranquila, isenta de raiva, ódios e pensamentos negativos.
Parecemos voar, voar nas palavras....como se estivéssemos flutuando em brancas nuvens, embalados pelo vento da perfeição, do amor, da paz.

Quisera eu, saber escrever como alguns grandes amigos, que já fizeram esse blog, tornar-se palco de emoções, saudades, gratidão e paz.
Quisera eu, saber escrever divinamente, como esses amigos que parecem ter pacto com a divindade maior. Parecem que suas palavras descem dos céus, coroadas pela nobreza,coroadas pela inteligência. Parecem vir do Cosmos....do universo infinito...pois suas palavras transmitem alegria infinita.

São seres iluminados!
Queria saber escrever como.....
Elsa Luiza Quandt..como Néia Lambert..como Luiz Antonio Domingues !
São pequenos Deuses da literatura, daqueles que poucos conhecem, daqueles que a mídia desconhece, mas que certamente estão acima da fama, acima da notoriedade. Não precisam disso.

Parabéns à vocês!





               Parabéns sim aos queridos escritores, parabéns à Roza de Oliveira, Presidente da Academia Paranaense de Poesia, que já esteve também sendo homenageada e homenageando ao Juma e, a tantos outros não menos importantes que passaram pelo blog. E parabéns especialmente ao Juma, pela iniciativa tão bela, singela e de amizade ao próximo.

               E para finalizar, palavras do próprio Juma para aquela que gestou o ser que ele é hoje, sua mãe. Nada me apraz mais que ver um ser humano fantástico, atribuindo a outro, todo seu merecimento. Isso é louvável.



            Aqueles que o gestaram. Não apenas enquanto homem, mas sua essência. 


"Foi a maior altruísta que conheci.  Sempre tive orgulho, e pensava: A melhor coisa de minha vida é essa mulher....
É à ela, a quem orgulhosamente, com alegria ......chamo de minha Mãe!
Ser seu filho, valeu a pena ter nascido, e viver sabendo que sou seu filho....é antecipar a ida ao paraíso.
Dona Odete.......te amo com todas as forças de minh'alma"!


Essas são as palavras do Juma, para sua mãe. 





Juma, óh... Beijão na tua alma, embora muitos digam que está fora dos padrões esse dizer, mas não estou nem ai, o que importa é o que o coração manda... Então, beijão na tua alma  limpa e pura, com toda admiração que te tenho.

Andrea Cristina Lopes ( pretensa escritora e poetisa) de Cascavel/Pr.